Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Desabafos Mudos

Desabafos Mudos

04/08/19

Renault Clio 01 de 16v

Decidi vir desabafar sobre uma situação recorrente no meu belo Renault e a experiênia que tenho tido com ele nos últimos 5 meses.

 

Comprei em Março deste ano e correu tudo bem durante cerca de dois meses (? tirando a parte que fomos enganados e veio com a junta da cabeça queimada, suspensão toda lixada assim como a transmissão, mas adiante...) até que o carro um belo dia decide não pegar.

Rodo a chave e nada. Tinha dias que fazia o barulho como se estivesse a pegar e morria. Vocês não têm a noção da luta que foi até descobrir as manhas dele... Estava a dar em doida, sobretudo porque nós temos muito azar com os carros em termos de avarias.

Nem sempre acontecia, ficava dias sem acontecer ou quando acontecia após alguma insistência ele pegava. Chegámos a trocar a bateria, mas continua igual. Desespero... 100€ para nada.

 

É o motor de arranque? O imobilizador ? As chaves? A ignição?

 

Eu NÃO QUERIA/QUERO gastar mais dinheiro no raio do carro!

Pesquisei, pesquisei, em português e em inglês. Descobri que é uma cena destes modelos. Descobri que há uma luz no painel, um círculo vermelho no qual nunca reparei!

Quando rodo a chave e as luzes do painel se acendem e ela está a piscar já sei que o carro não vai pegar nem que a vaca tussa.

Mas é só naquele momento. Dali a cinco minutos pode dar, como dali a 20 ou 50 minutos. Pode demorar a noite toda. Sim, tem muita personalidade e eu que diga.

Esta é a maldita luz, deixo uma fotografia que encontrei por aí no google de alguém que certamente estava tão desesperado como eu:

 


E agora, truques para ultrapassar esta situação sem ter que gastar 150€ numa chave na Renault ou em sei lá mais o quê?

Tenho duas chaves. Uma delas ativa o imobilizador (ou lá que é) 98% das vezes. 

O que faço é, por essa chave (que é a minha preferia por ser a única que tem o fecho central a funcionar...), rodo até acender as luzes do painel e vejo se a luz está fixa ou a piscar. Se estiver fixa, o carro pega. Se estiver a piscar, retiro sem tentar pegar senão lixo tudo. E experimento a segunda, que 99.9% das vezes funciona e vejo a luz fixa

 

Descobri à pouco tempo com um colega que também recentemente comprou um Renault e começou a passar pelo mesmo que eu, mas que só tem uma chave... que trancar e destrancar o carro 2/3 vezes com a chave, desbloqueia este problema e a luz fica fixa, o carro pega.

 

Já vi pessoas dizerem que substituir o motor de arranque resolveu, ou simplesmente limpar as ligações ao motor de arranque. Também já vi que mudar a ignição resolveu, o imobilizador também... Cada caso é um caso e infelizmente qualquer uma destas partes pode estar a provocar este problema.

 

Para já - respira fundo... - aprendi a viver com isto e a dar a volta. Mas também não tive outro remédio. Com muita calma experimento a chave, acendo o painel, observo a luz e experimento a outra chave ou tento trancar e destrancar o carro para a primeira pegar.

2 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mensagens

Sobre mim

Picoult, 26 anos, a espetar com tudo para aqui desde 2009.
Curiosa na multimédia, gosta de fotografia, apaixonada por gatos e já foi viciada em escrita.