quem ri por último, ri melhor
Já falei algures aqui no blog que trabalhei num café durante umas semanas, até fazerem a irmã da dona lhe fazer a cabeça e me porem na rua. Mas não sei se cheguei a dizer o quão vaca a irmã da dona era/é. Não foi só o ter feito com que me despedissem, mas como me tratava quando estava presente. Só eu e ela. E é o que vou contar antes de chegar à questão.
Eu era lixo, uma empregadazeca de um café. Houve um dia que em que estava doente e sozinha atrás do balcão. Foi de um momento para o outro. Estava pálida, com o estomâgo às voltas, a suar e a tremer. Não conseguia fazer a porcaria de um galão que tinha sido pedido. Liguei à dona. Chegou a vaca da irmã e a primeira coisa que disse foi 'acho que vou vomitar' e corri para a casa de banho. Nada, não saía nada, mas não conseguia tirar a cabeça da limpa e cheirosa casa de banho pública dali! Bateram à porta, era a querida irmã e a sobrinha mais nova com a desculpa que tinham ido ver se era preciso repôr o papel higiénico... Fiquei lá mais uns minutos e saí.
Reparei que a querida irmã tinha a loiça amontoada. Tinha a caixa aberta, e mais umas quantas chávenas de café atrás do balcão. Não sabia mexer com a caixa e não estava praí para lavar a loiça. Porque a senhora não lava a loiça! Deus a livre de ter que fazer tal coisa. Eu ainda toda amarela, pôs-me outra vez atrás do balcão e ainda me avisou que tinha que ir limpar as mesas a seguir. Portanto, tinha uma máquina de chávenas para arrumar, mais duas para fazer, loiça para lavar, clientes para atender e arrumar a caixa. E ela ali, sentada, a beber o seu café e a fumar o seu cigarro como se nada fosse com ela, antes de ir embora. Só me apetecia chorar. Num intervalo lá consegui mandar uma mensagem ao meu namorado que estava a cinco minutos dali.
Entretanto a dona lá chegou e a irmã foi embora. Eu não aguentei e chorei.
Este foi meu pior episódio com ela. Há outros. Por ironia do destino, aqui a querida irmã abriu um pequeno restaurante e queria publicidade. Um site para ser encontrada na net e talvez entrar no projecto do meu namorado que faz publicidade aos estabelecimentos aqui da zona. E adivinhem lá a quem é que ela veio, através de mensageiro, pedir um site todo pipi e, talvez, com um descontozeco? Pois, é. Foi aqui ao namorado da empregadazeca.
Ele recusou-se a fazer. Porque ele esteve presente numa das cenas em que estava só eu e ela. E viu a forma como ela me tratou, o desprezo. Mas ela não sabia quem era ele.